Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sucesso da Cafeína e treinos de intensidade

Seis meses de treinos depois....

Acho que foi em outubro que decidi não correr os 10 km na etapa verão do Circuito das Estações. Seria minha próxima meta. Arreguei! Os motivos? Principalmente falta de treino. Deveria estar correndo perto de 40 km por semana. Quando muito, cheguei à metade disso. Por isso, deixei os 10km de lado. Mas comecei treinos de intensidade. Decidi melhorar meu ritmo. Depois de melhorar meu pace nos 8km da Mizuno e mantê-lo ao completar 10 km (num treino), uma luz acendeu. Uai!!!! Se consigo fazer 10km com o meu "pace habitual" (6 minutos o km), consigo melhorar nos 5 km. Foi aí que surgiu o outro motivo pra abandonar a meta dos 10: queria baixar meu tempo nos 5.
Iniciei os treinos de intensidade (Fartleks, basicamente). A cafeína (suplemento recomendado pelo nutricionista da 449), veio incrementar as sessões. Com ela, as pernas iam em disparado e só não se mantinham em velocidade por causa dos pulmões. Quando eu acelerava, não havia ar capaz de acalmá-los.
Chegou a hora. Dia 5 de dezembro. Estava há 2 dias regulando minha dieta. Evitei até a deliciosa feijoada de sábado da Clarice. Três cápsulas de cafeína. No iPod, uma seleção musical, batizada  de "26 minutos", e preparada milimetricamente para a prova.
Pra quem não acompanha o blog, meus primeiros 5 km  foram corridos há 6 meses no Circuito das estações (inverno) e fiz algo em torno de 38 minutos. Nos outros 5 km (primavera), consegui baixar pra 30 minutos. Agora (verão), o ex sedentário queria chegar em algo próximo a 25. Modestamente: 26 minutos.
Pra minha surpresa, o percurso sofrera algumas alterações: terminaria os últimos 1,5 km numa leve descida (ao contrário do que ocorreu nas demais etapas). Isso era bom.
Terminei com 26,11 minutos. Meta cumprida.
Estou começando a gostar dessa brincadeira. hehe
Abraço a todos.
Até a próxima.
LG

4 comentários:

  1. Bem legal seu blog, sinto falta de um diário assim para pessoas que estão REALMENTE começando... (Vejo um monte de blog de "aprendizes" que já correm maratonas...)

    Já li tudo e queria que você contasse uma coisinha: que frequencímetro estás a usar?

    ResponderExcluir
  2. Dr. Guilherme é muito bom ver que há 6 meses atrás você se determinou e realmente começou a sua vida de atleta. Olhar para trás e ver que você estava sedentário e que aos poucos conquistou um novo patamar é sempre muito estimulante. Parabéns e siga sempre assim. Não pare. Keep Running.
    Abraço,
    Fernando Moreira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Guilherme!
    Espero que você consiga alcançar a sua meta e correr a maratona. Eu, sedentário convicto (até o momento), sei que tenho de mudar minha postura o quanto antes. Mas... confesso que a tentação de "não perder tempo" fazendo exercícios físicos é grande. No meu caso, sei que a natação será melhor pedida porque meu joelho esquerdo não aguenta correr (em um mês as dores ficam insuportáveis).
    Como o Fernando disse, Keep Running!
    Grande abraço,
    do
    a) Marlon Arraes

    ResponderExcluir