Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

La Misión - Uma Autêntica Aventura

Sem mais delongas, é com enorme prazer que tomo emprestado o registro de Marcelo Kawano (também conhecido por Marcelo Atacama, em razão de uma das maratonas que fez) sobre sua última aventura - os 160km da La Misión.
Enjoy.

A La Misión não é uma prova comum; é uma verdadeira aventura! É uma corrida de montanha que acontece na Patagônia Argentina. Neste ano de 2012, na sua 8a edição, ocorreu em Vila La Angostura, entre os dias 12 e 15 de dezembro.
Além do percurso de 160 km e 7500 metros de desnível positivo acumulado, o competidor enfrenta outras adversidades, tais como: o frio extremo, ventos fortíssimo, neve, desgaste físico, redução dos sentidos e terrenos difíceis. O participante ainda deve ser autosuficiente, ou seja, terá que carregar sua mochila com os equipamentos obrigatórios e comida, e administrar suas paradas durante o trajeto, optando pelos locais de dormir, ou não dormir.
Apesar de ser uma prova muito dura e voltada para corredores experimentes, eu estava lá. Um marinheiro de primeira viagem. Lembro-me que um competidor uruguaio me perguntou: Como vocês treinam no Brasil?
Pois é!!! Onde treinamos? Como treinamos? 
E foi por aqui que essa corrida começou.
Rodrigo (Treinador da Ápice) me passou um treino dividido em quatro longos seguidos - de quarta a domingo. A cada semana, havia um aumento da quilometragem, sempre tentando simular, dentro do possível, os dias de corrida.
Além disso, precisávamos providenciar os equipamentos obrigatórios para a prova, que incluíam mochila, saco de dormir, roupas térmicas, agasalho de montanha, lanterna etc.

No dia 11 de dezembro, após cumprir a parte burocrática da prova, como pagamento da inscrição, seguro, aluguel de rádio, participamos do briefing com o diretor geral da prova, quando conhecemos mais detalhadamente o percurso e recebemos informações sobre o clima e sobre os pontos possíveis para descanso. A partir daquele momento era rever o planejamento e esperar pelo dia seguinte.

Às 12 horas do dia 12.12.2012, largamos do centro da vila. Chovia de forma moderada. Começamos num ritmo tranquilo e depois de alguns quilômetros enfrentamos nossa primeira grande montanha, de um total de quatro: o Cerro Bayo, com seus 1750 metros. No topo, formos apresentados aos primeiros desafios: neve, vento forte e frio extremo. No primeiro dia percorremos 45 quilômetros até o primeiro refúgio, onde dormimos umas quatro horas.

Segundo dia: enfrentamos mais uma montanha; o Cerro O'Connors, com 1870 metros e uma visão espetacular. Nesse dia, percorremos 40 quilômetros. Paramos para dormir algumas horas, mas a chuva intensa e o frio não deixaram. Assim, no terceiro dia, sexta-feira, saímos bem cedo, por volta das 5h30 e só paramos na linha de chegada, por volta das 9h de sábado. Foram quase 28 horas ininterruptas de atividade física. Dormimos apenas 15 minutos, de roupa e tudo.

Nos dois últimos dias, enfrentamos os Cerros Piedritas e Buol, ambos com 1800 metros. Neles, dentre todas as dificuldades existentes, tivemos que atravessar mais de vinte rios, com água gelada até a altura dos joelhos. Até hoje, minha sensibilidade dos pés está prejudicada.




O La Misión é uma prova duríssima, como dizem os argentinos! Dos 377 competidores, 115 desistiram. Além das subidas e mais subidas, que quase nos matam, as decidas também nos destroem, pois são muito íngrimes. Haja joelhos e tornozelos!! Mas também é uma prova com paisagens belíssimas, na qual fazemos contato com uma natureza selvagem, composta por montanhas, neve, bosques e vales.
Como disse, alcancei a linha de chegada na manhã de sábado. Estava exausto, com os tornozelos inchados e enfaixados; todo dolorido, mas muito feliz por ter vencido a La Misión, pois LLEGAR ES GANAR. 
É difícil traduzir em palavras a essência da La Misión! É preciso vivenciá-la, tornar-se um "missionário"! É uma prova contra você mesmo, na qual seus limites físicos e emocionais são levados a um extremo que desconhecemos.
Valeu Ápice!!! Até a próxima!!!
Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário