Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

domingo, 14 de julho de 2013

Maratona: última parada.

Dia 07 de julho de 2013.
Era chegado o dia da prova.
Desejava um clima mais fresco, mas reservaram pra mim um dia quente, de sol e sem nuvens. Então seria assim: a primeira Maratona teria sabor de Maratona.

Cheguei ao local da largada com 40 minutos de antecedência. Naquela hora, meu pensamento já estava impreciso e todas as estratégias que tracei, juntamente com os conselhos que recebi, evanesceram. Havia apenas um sentimento perseverante: medo (do calor, das subidas, da distância).

Quando percebi, aquela emoção tomou meu corpo sem que eu impusesse qualquer resistência. Iniciei a prova sem a noção de como deveria me comportar. Havia uma página em branco a ser preenchida e, mesmo com todos os treinamentos feitos, esqueci por onde começar.

Os cinco quilômetros iniciais foram de reordenação do meu corpo e mente. Entrei no quilômetro cinco ainda desorganizado e indócil. Ao mesmo tempo que o calor crescente mantinha meu ritmo conservador, eu me inquietava com os segundos que ia perdendo a cada quilômetro. É obvio que sempre tive um desejo de superar meus tempos durante a Maratona, a exemplo do que fiz em outras provas. Mas, iniciada aquela peleja, desconfiei que não poderia colocá-la na mesma prateleira das demais.

Decidi por seguir num ritmo confortável, sem fazer esforço. Ao meu redor, Marcelo Kawano (Atacama) e Renato davam as caras vez por outra - seguindo num pace semelhante.

O medo desapareceu quando realizei que seria impossível consumar a Maratona idealizada e que o pace praticado em treinos não caberia naquelas condições climáticas. Nesse instante, parei de travar batalhas com o sol e segui de acordo com o ritmo que cabia em meus pulmões. Foi quando, provavelmente no quilômetro 8, um alívio me invadiu e sorri, ao sentir que, daquela maneira, conseguiria vencer a Maratona.

Prossegui com a certeza de estar com a estratégia certa nas mãos e resisti às tentações de mudar meu ritmo. Embora eu sentisse que podia apertar o pace, só decidiria pela mudança de ritmo no quilômetro 30 - na reta final.

Considero ter ultrapassado as subidas do quilômetros 23 e 28 com frieza e tranquilidade. O calor de mais de 30 graus era atenuado a cada posto de hidratação, em que eu bebia 100 ml d'água, reservando 300 ml para resfriar o corpo. Entre os quilômetros 28 e 29, a organização da prova me proporcionou um momento inesquecível: correr ao som de música clássica; que preenchia com violinos toda a extensão do túnel São Conrado e aumentava minha alegria.

Descendo o Vidigal
Entrando no Leblon
A subida na Niemeyer foi um momento definitivo na corrida. Ao redor, muitos andavam ou alongavam as panturrilhas enquanto eu me sentia inteiro. A entrada no Leblon foi outro momento marcante, por estar saindo com velocidade da descida do Vidigal e encontrar uma concentração popular que aplaudia cada atleta que por ali chegava. Entrava nos últimos 12 km cheio de disposição. Acelerei levemente o pace. Ao redor, muitos corredores iam ficando para trás: uns caminhavam, alguns sofriam com câimbras enquanto outros eram conduzidos pelas ambulâncias em direção ao posto médico.

Eu e Júlia - Copacabana
Ultrapassada a praia de Ipanema, em Copacabana ganhei um gás extra. Faltavam apenas 5 quilômetros e à frente, minha família me esperava no caminho e pude correr alguns metros ao lado de minha filha. Me fortaleci! Entrei nos quilômetros finais com disposição renovada e com energia para um sprint nos últimos 700 mt. Venci os 42.195 mt sentindo que poderia correr mais 10 km.

Não concluí minha Maratona em menos de 4h. Também não conseguir manter meu plano inicial de 4h e 15 min. Mas venci! E terminei inteiro! Sei que poderia ter dado mais, mas só percebi isso após a conclusão da prova.

Sprint final
Não tive muros em meu caminho; não tive ursos subindo em minhas costas; depois do quilômetro 8, em nenhum momento achei que não conseguiria terminar; também não pensei em desistir. De repente, a maratona tornou-se algo tangível e hoje a tenho na palma das minhas mãos. Não houve grandes dramas e, por isso, embora muito feliz, não estou eufórico.
Linha de chegada

A distância foi concluída em 4h37min48seg. Sou, enfim, um Maratonista. Mas ainda sou um sedentário que luta, dia após dia, para manter-se em atividade.

Chego ao fim dessa caminhada e considero ter saído vitorioso e fortalecido. Foram três anos lapidando um indivíduo resistente e confiante - um tolo que descobriu que, adotando uma estratégia correta, definitivamente, não tem limites.

Um grande abraço e um eterno agradecimento a todos que contribuíram com essa conquista:

Minha querida esposa Karine: pela paciência em me aguentar e por ter tolerado minha ausência durante os treinos.
Minha filhota: simplesmente por existir na minha vida.
Meus pais, minha irmã e meus amigos Apicianos;
meu coach Rodrigo (Ápice) e Cláudio (Ápice): sem vocês eu não iria tão longe;
à Tatiana e Fernando (449 - nutrição) e tantas outras pessoas e amigos que estiveram a meu lado durante esses 3 anos.

Que venham outros desafios.

Luiz Guilherme Loivos de Azevedo


6 comentários:

  1. Parabéns, Luiz!!
    E que venham as próximas maratonas!!
    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. Jorge, obrigado pela presença constante por aqui e pela força.
    Agora é a sua vez. Boa prova!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luiz, sou como você um ex sedentário que encontrou nas corridas um meio de se sentir bem comigo mesmo. Acho que posso dizer que li todos os seus posts, e não via a hora de ler este em que você descreve a sua conquista para lhe dá os parabéns pela determinação, e habilidade de registrar tudo de um maneira sincera e ao mesmo tempo muito empolgante. Diga para sua mulher e sua filha, que o tempo em que você ficou longe delas para treinar e competir, serviu para ajudar muita gente. Mais um vez meus parabéns, eu sabia que você conseguiria!

    Luiz Antonio Moura

    ResponderExcluir
  4. Luiz Antônio, meu xará, estou emocionado com sua mensagem. Muito obrigado por suas palavras. Posso te dizer que elas trouxeram um sabor de conquista, além do que eu almejava. Em resumo: saí no lucro!!!! Obrigado mesmo!! Quanto à minha mulher, já mandei ela ler sua mensagem. rssss Abração!!
    Luiz Guilherme Loivos
    P.S. Minha mulher adorou!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz, acabei de ler seu post com muita alegria e emoção. Espero com ansiedade poder relatar em meu blog(http://desafiodos42km.blogspot.com.br/) um feito semelhante ao seu, que é a conquista da primeira maratona. Venho treinando a quase 1 ano, iniciei do ponto zero em termos de condicionamento e experiência com a corrida, e graças a Deus evoluí bastante nesses aspectos. Confesso que ao ler seu relato pude me transportar com emoção para a linha de largada, bem como imaginar toda felicidade e outros ótimos sentimentos que você deve ter sentido ao cruzar a linha de chegada. PARABÉNS POR ESSA SUA CONQUISTA e que venham muitas outras!! Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, muito obrigado! Passei no seu blog para dar uma olhada. Vc já definiu qual a maratona que irá correr? Já tem data para o desafio? Abraço. Luiz Guilherme

      Excluir